Menu fechado

Whatsapp traz velocidade, mas não dá compliance.

Sabemos que o Whatsapp é a forma mais fácil e rápida de nos comunicarmos, e em um mundo tão imediatista, o agora é essencial. Por nos trazer respostas de forma instantânea, a ferramenta não está mais somente no ambiente pessoal, mas invadiu de vez o mundo corporativo. Neste artigo, vamos discutir as vantagens do uso interno do Whatsapp nas empresas, e os itens que às vezes fogem um pouco do controle dos gestores. 

ITENS QUE FOGEM DO CONTROLE DOS GESTORES 

  • Perda de informação ao longo prazo 

O Whatsapp por não ter sido criado com o intuito de ferramenta corporativa, acaba se tornando um empecilho. Porém hoje, dentro das empresas, não conseguimos mais evitar a quantidade de documentos, arquivos, vídeos, imagens… enviados pela plataforma, acredito que muitos devem ver a facilidade no envio, a velocidade, a rapidez momentânea, entretanto, fazer um search depois de um tempo por certa informação, é utópico. Assim, ficamos satisfeitos pela rapidez da entrega, mas com certeza a perda de informação a longo prazo é certeira. 

  • Dispersão, porque é uma mistura da vida pessoal e corporativa. 

Misturar a hora de lazer e a hora de trabalho, pode ser um problema. Por essa ligação entre o pessoal e o corporativo, o Whatsapp acaba trazendo problemas do trabalho para a sua hora de lazer com família e amigos, e assim  podemos sim dizer que com a interferência do trabalho na vida pessoal, criamos um hábito, ou vício, no ícone do Whatsapp no smartphone a qualquer hora do dia ou da noite, pra ver se tem alguma mensagem nova. Esse hábito de checar mensagens constantemente mesmo nos finais de semana, podem fazer com que se isolem do mundo real. 

  • Descontrole na criação de grupos para a empresa

Os bate-papos em grupo do WhatsApp permitem apenas 256 usuários por vez e não permitem que você crie chats segmentados para estruturar sua comunicação,  fazendo com que você crie vários grupos secundários para diferentes assuntos, cada um com membros diferentes, e mesmo assim há a possibilidade de ao enviar determinadas informações, faltarem pessoas relacionadas com aquele assunto. 

  • Assuntos não relevantes para a estratégia da empresa

Como já sabemos, misturar o pessoal com o corporativo não dá muito certo, esse item nos mostra como o Whatsapp pode nos dispersar facilmente de um assunto de trabalho para um happy hour na sexta feira, a ferramenta por abranger os dois lados, acaba sendo às vezes uma facilitadora, mas também uma complicadora. 

  • Assuntos confidenciais são compartilhados para outras pessoas

Como já dito no item acima, vivenciamos um descontrole na criação de grupos. Essa quantidade de grupos e mensagens, dificulta o controle do que é enviado e para quem é enviado, acarretando a uma comunicação não estruturada,  resultando em um compartilhamento inadequado de informação. 

VANTAGENS DO USO INTERNO DO WHATSAPP NAS EMPRESAS

  • Comunicação instantânea  

Em um mundo tão imediatista, vivemos para o agora cada vez mais. As tecnologias que vem surgindo, são “obrigadas” a atender às nossas necessidades naquele exato momento. O Whatsapp é uma ferramenta que possibilita essa sensação de rapidez, do poder de resolver qualquer tipo situação durante o dia de uma forma muito veloz. Enfim, a comunicação instantânea é de extrema urgência nos dias de hoje. 

  • Troca de informações curtas entre times e departamentos

Departamentos e equipes podem trocar informações entre si diretamente e sem nenhum problema via WhatsApp. informações do trabalho diário ou, por exemplo, fotos e dicas de links são encaminhadas usando o aplicativo. O WhatsApp é particularmente adequado para tópicos que são relatados brevemente e que não terão que ser procurados no futuro.

  • O Social

O Whatsapp nos permitiu uma maior socialização/conexão entre pessoas, podendo então marcar uma café com um cliente, ou amigo de uma forma fácil e rápida, assim otimizando sua comunicação com seu time, clientes, familiares e amigos.

  • Mensagens que não precisam ser formalizadas

Enviar uma mensagem no Whatsapp não é igual enviar um email. Acredito que para marcar um Happy hour da empresa, você não manda a mensagem por email, certo?, mas sim pelo Whatsapp. Essa ferramenta, nos permitiu uma comunicação rápida para assuntos rápidos e que precisam ser resolvidos naquele momento, assim não é necessária a formalização de assuntos, mas sim algo mais prático, mais informal. 

O APP QUE VAI REVOLUCIONAR A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA. 

Essa ferramenta, é um complemento para o Whatsapp. Pra não deixar muito no mistério, estamos falando do App Hubblefy, uma ferramenta que surgiu com a ideia das Cápsulas, invertendo a lógica da maioria das soluções de comunicação disponibilizadas hoje em dia para as empresas. Com a onda dos smartphones, o Whatsapp é um dos mensageiros mais usados hoje em dia, e enquanto essa ferramenta e outras, têm como foco as pessoas com o propósito de mantê-las conectadas e as informações fluem, no Hubblefy ocorre o inverso, as Informações em Cápsulas são o foco, e as pessoas é que fluem de tempos em tempos para outras posições ou empresas. E o importante disso é que as Cápsulas estarão sempre disponíveis com as interações para quem chega naquela posição, grupo e departamento, preservando o conhecimento para a organização de forma segmentada. Isso é estar em Compliance, garantindo a entrega de cada informação a pessoa certa, ficando os gestores despreocupados a partir de agora. 

Então a ideia agora é continuar usando o Whatsapp nas empresas para a conexão rápida por mensagens e para o Social, e tudo que for coisa séria de negócio, usar as Cápsulas do Hubblefy. E aí imagina quando você for promovido não gastar seu tempo pra passar o bastão para o seu sucessor, e principalmente já tomar pé de tudo que acontece na sua nova posição de trabalho. Sua vida ficará bem mais fácil a partir de agora.

Hubblefy combinado com WhatsApp, Drive e outros apps dinamiza os fluxos de informações.