Menu fechado

O equilíbrio está em nossas mãos

Você com certeza já deve ter se questionado sobre a vida agitada e a falta de tempo, não é mesmo? Características do homem moderno, onde de um lado temos a vida profissional, cheia de reuniões, busca por resultados, reconhecimento, entre outros. E de outro temos a vida pessoal, cuidar da família, ter relações sociais, arrumar a casa e pagar contas. Administrar o tempo no mundo contemporâneo está cada vez mais complicado. Neste artigo vamos citar maneiras de encontrar o meio termo entre vida pessoal e profissional, este equilíbrio está em nossas mãos.

Overload de informação

Se pensarmos em voltar as origens do processo de comunicação, vemos que uma informação vai e outra volta. Desta forma a humanidade se desenvolveu, gerando aprendizados, absorvendo conhecimentos, que foram passados de geração para geração em um processo evolutivo. No contexto  globalizado em que vivemos , as pessoas estão cada vez mais interligadas em meios tecnológicos, e hoje vivemos em uma época em que estar fora da tecnologia é estar fora do mundo.
Trazendo o âmbito da tecnologia para a vida profissional, podemos sim dizer que com a interferência do trabalho na vida pessoal, criamos um hábito, ou vício, de clicar no ícone de e-mails e do whatsapp no smartphone, a qualquer hora do dia ou da noite, pra ver se tem algum e-mail novo ou mensagens em grupos silenciados. Ou pior ainda, muitos dos smartphones estão habilitados para vibrar ou apitar avisando que chegou algo. Esse hábito de checar mensagens constantemente mesmo de finais de semana, podem fazer com que se isolem do mundo real, os tornando algumas vezes em workaholics, ou seja, indivíduos que geralmente não conseguem se desligar do trabalho, mesmo fora dele, e muitas vezes deixam de lado sua parceira (o), filhos, amigos, e acabam quase sempre deixando a vida pessoal em segundo plano e isso vai ter um impacto negativo no emocional e físico.
O vício pelas tecnologias é nítido, e esse excesso de consumo de informação se não for controlado, além de nos transformamos em workaholics, também vamos ser pessoas imediatistas, ou seja nos sentimos na obrigação de dar conta de tudo a todo momento, portanto perdemos a capacidade de planejar e de priorizar certas atividades em nossas vidas. E é assim que trazemos o sentimentos de angústia, estresse, impotência e muitos outros. Um estudo feito pela professora e pesquisadora Leslie Parlow, da Harvard Business School, demonstrou que deveríamos criar uma disciplina comportamental para controlar o uso das tecnologias e assim, obter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, que está sendo impactado desde a chegada dos dispositivos móveis.
Pois bem, a tecnologia vai nos proporcionar uma série de benefícios, seja na sua vida profissional ou pessoal.Contudo temos que saber usá-los, o vício é nítido, mas no momento em que o indivíduo começa a negligenciar atividades do cotidiano por preferir interagir com a plataforma digital, é quando vemos que essa interação com a internet vira um problema. O segredo para alcançar o sucesso e seus objetivos é buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Afinal, como manter o equilíbrio?

Seja um worklover. Alguém que saiba o equilíbrio entre trabalho e lazer, trabalha bastante, mas de uma maneira mais saudável e menos ansiosa. Mas como fazer isso? Seguem algumas dicas:

  1. Tenha planejamento e disciplina, organize suas tarefas e prioridades do dia com mais clareza.
  2. Deixe os assuntos de trabalho no trabalho, os momentos que você tiver fora do horário do expediente são para relaxar e focar em outros assuntos. Estabeleça seus limites e gerencie seu tempo.
  3. Faça coisa que goste em seu tempo livre, use e abuse dele como quiser.
  4. Reserve tempo para suas relações pessoais
  5. Não abra mão de suas convicções, mas não se torne escravo da agenda e do planejamento do negócio, o sucesso na vida profissional não compensa o fracasso na vida pessoal, e vice e versa.

Sabemos que não é fácil ter essa vida equilibrada, muitas vezes, inconscientemente perdemos um pouco da noção do tempo e acabamos priorizando assuntos que não são pertinentes àquele momento. Porém quem administra melhor sua rotina está bem próximo de encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Tenha disciplina e comprometimento com as suas tarefas do dia, assim terá mais tempo disponível para realizar seus sonhos e objetivos.

Que saco! Não termos um Comunicador Interno

Um sonho profissional

Separar apps com informações da empresa e apps com informações pessoais seria um sonho para os gestores. Primeiro por causa da segurança e confidencialidade de determinadas informações. Segundo para que cada colaborador possa definir suas prioridades no momento certo. Sabemos que a maioria das empresas não conseguiu segurar esta onda das ferramentas e dispositivos móveis, e nem era pra segurar mesmo. Então vamos tirar proveito disso, mas sempre de uma forma controlada, tudo tem sua hora.
Agora, imaginem se o departamento ou e empresa tivesse um app como meio único de comunicação, seja para mensagens curtas em conversas (eliminando threads de emails e um monte de conversas no whatsapp) ou para informações formais e que precisem estar sempre disponíveis para consulta, resolvendo o problema da comunicação interna e mesmo a relação com parceiros e clientes. Imagine aquela informação que você envia hoje para um time, e inúmeras outras vezes terá que reescrevê-la para os novos integrantes, e se ela estivesse sempre disponível para quem estiver desempenhando aquela determinada função, não seria fantástico? Pois bem, esse app já existe, a ferramente Hubblefy.
É importante destacar que a solução escolhida deve entregar estes benefícios de uma forma simples e fácil. Basta estabelecer qual a ferramenta oficial para a organização e começar a usar.
A vida pode ser mais fácil do que parece. A solução está aqui na nossa frente.
Compartilhe e levante este assunto nas suas redes.
Hubblefy combinado com WhatsApp, Drive e outros apps dinamiza os fluxos de informações.


Comece agora grátis

Experimente o Plano PRO

Solicite abaixo seu teste grátis