Menu fechado

Ineficiência dentro das empresas gera angústia na geração Z

O conflito entre gerações. – sistema burocrático. 

O que o título deste artigo remete a você? Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Neste artigo vamos discutir 5 dificuldades que a geração Z sofre no sistema burocrático criado por outras gerações dentro das  empresas. Mesmo se você não faz parte dessa geração de jovens imediatistas, te garanto que vc vai se identificar em algumas situações e rever alguns de seus conceitos rotineiros dentro da empresa que trabalha. 

Dificuldades da geração Z no sistema de trabalho: 

Sabemos que as empresa evoluíram seus processos ao longo das últimas décadas, mas por conta dos rápidos avanços da tecnologia e a mudança do comportamento da sociedade com o uso de apps, esses processos empresariais ficaram ultrapassados e burocráticos, totalmente dependentes de ferramentas inadequadas e dos tradicionais e-mails, isso sem falar do descontrole no uso do whatsapp que deixam o pessoal de compliance de cabelo em pé, e também por estarem presos as antigas bases de dados que hoje além de terem se tornado um enorme legado, não são nada “cools”. 

Assim, começaram a se preocupar com a tal da transformação digital e que na prática terão que acelerar buscando inovação com Startups e novas tecnologias para tirarem o atraso e levarem inovação e eficiência aos seus negócios.  Vamos ver aqui 5 principais dificuldades que esta nova geração está enfrentando nas companhias e que deve chamar a atenção dos gestores, diretores e conselhos de administração, antes que seja tarde demais:

  1.  Engajamento desde o primeiro dia de trabalho 

O primeiro dia de trabalho é uma data marcante, pois representa o início da adaptação dos novos funcionários à empresa e à sua nova função. Pois bem, imagino que você já deve ter passado por um engajamento massante, onde no primeiro dia, você já é exposto à mil informações, que tem que ser digeridas o mais rápido possível para que as atividades comecem, e é a partir daí que o jovem se sente ansioso, e não sabe por onde começar, é assustador e não uma forma eficiente de engajamento.
Ou em outros casos você no seu primeiro dia, nem sabe direito qual é a sua função, e tem zero atenção de seus líderes por conta da correria do dia a dia, ai fica difícil começar as atividades não é mesmo? 

2. Comunicação com outras áreas da empresa

Em empresas com muitas áreas, temos um problema em focar apenas na área em que fomos designados a trabalhar, um pensamento muito antigo. A não comunicação com outros departamentos nos traz um certo “aprisionamento” sendo que poderia trazer aprendizados. O fato de não ter o conhecimento do que faz o colega da mesa do lado ou em outro andar, nos delimita em poder ter o conhecimento e de ser rotativos, muitas vezes ter o conhecimento geral da empresa nos faz abrir os olhos para áreas que jamais teríamos pensado. Jovens da Geração Z, sofrem com essa delimitação, em um mundo de incertezas, precisamos experimentar e entender cada departamento, para assim, nos descobrirmos. Diferentemente das gerações anteriores que foram treinadas e educadas para fazerem carreira longa em uma ou poucas empresas e por isso não tinham pressa. 

3. Uso de ferramentas inadequadas/ineficientes 

A maior angústia de um jovem dessa geração é o uso de ferramentas que nao sao eficientes. Hoje, em um mundo tão globalizado e tecnológico, exigimos ferramentas que nos façam ser produtivos.
Porém essa não é bem a realidade de toda empresa, a grande maioria nos traz diversas ferramentas com muitas informações. E qual o resultado disso? uma grande dispersão de conteúdo, onde você pode ter certeza que metade daquilo que foi dado não vai ser consumido da forma devida.

4. Cultura de autoridade 

Algumas empresas hoje, ainda seguem um padrão de autoridade, onde estagiários por exemplo, nem sequer podem dar suas opiniões. Esse sistema de “regras” está sendo quebrado pela geração Z, jovens com fortes opiniões, e que gostam da inovação.  Infelizmente esse sistema ainda não foi completamente quebrado, e essa geração ainda sofre por sentir que não tem base suficiente para expor suas ideias para seu líder. 

5. Sem mesmices, inovação e desafios é o dilema desses jovens. 

Cair na rotina, é normal em qualquer empresa, mas muitas vezes para alguns jovens, é cansativo. A geração Z, gosta de desafios, de inovar, ou seja, ser produtivo, mas para isso é preciso não só de processos bem estruturados, mas ferramentas que  nos permitam realizar isso. Será que Inovação é sinônimo de geração Z ?!

A quebra do sistema e novos ambientes de trabalho: 

Estamos vivendo algo nunca visto na história do mercado de trabalho: várias gerações atuando juntas, dividindo tarefas, responsabilidades e, também, opiniões. Com essa mistura de pensamentos diferentes, com certeza hoje, temos a geração Z em destaque nas empresas. Jovens que não viram o mundo sem a internet, e hoje, estão a caminho de fazer essa quebra no sistema burocrático nas empresas. “ A geração Z, nascida no século XXI, representa 32% da população mundial em 2019, superando a geração Y, que responde por 31,5%. As estatísticas são baseadas em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que utiliza 2000/2001 como divisão geracional”.

Pois bem, como já dito acima, a geração ainda sofre com o sistema imposto, mas vamos falar de mudanças. Além da personalidade forte que esses jovens possuem, e que já está mudando o comportamento de algumas empresas tradicionais, podemos falar sobre o ecossistema de Startups, um mundo em que tem modificado por completo a forma de empreender e fazer novos negócios, um modelo que cresce cada dia mais, um ecossistema onde não há divisão de autoridades, onde expor opiniões é muito importante para que o negócio deslanche. Já entendeu né? é o “queridinho” da geração Z. Imagine um ambiente de trabalho onde o aprendizado vem de grandes desafios, onde a autonomia existe, e principalmente, onde você é ouvido e sua opinião vale muito. 

O App feito para todas as gerações 

Garanto que não só a geração Z, mas outras gerações, buscam a maior eficiência e rapidez nos processos de seu negócio, não é mesmo? e por isso, te apresento o App Hubblefy, uma ferramenta que, inverte a lógica da maioria das soluções de comunicação disponibilizadas hoje em dia para as empresas. Uma plataforma inovadora de compartilhamento de Informações para equipes, onde os conteúdos estão sempre disponíveis na palma de sua mão. Ficou curioso? para tirar suas dúvidas, tá tão fácil… 

Só para seu conhecimento “Geração Z”, as Gerações X e Y já passaram pelas mesmas coisas que vocês, pelas mesmas angústias e dificuldades quando eram jovens, então por isso, Geração X e Y, voltem ao passado e reflitam como vocês eram profissionalmente falando quando eram jovens. E para vocês da geração Z, como estarão daqui 25 anos? Aqui na Hubblefy temos a solução para todas as gerações, somos rápidos, velozes e sem essa de burocracia hein…

Hubblefy combinado com WhatsApp, Drive e outros apps dinamiza os fluxos de informações.

Experimente o Plano PRO

Solicite abaixo seu teste grátis