Contratar dá trabalho? Não mais

Posted on in

O funcionário forma sua opinião sobre a empresa desde o processo seletivo, por isso o RH precisa evitar os embaraços na hora de contratar.

Já de início, ao abrir uma vaga, por exemplo, o gestor da área em questão deve informar claramente ao RH o perfil do profissional, e se dedicar ao acompanhamento em tempo real do processo para que não ocorram falhas. Para tratar estes impasses, já existem softwares seguindo o conceito de ser um Hub para Informações, que facilita a retenção, organização, busca e troca de informações nas empresas.

Um analista de RH constantemente sente falta de receber de forma completa as informações sobre o perfil de um novo profissional e gostariam de não depender tanto dos gestores para cada contratação, onde ocorrem inúmeras trocas de e-mails e ligações. Seria perfeito se o RH já tivesse um histórico com perfil de cada vaga da empresa, e assim conseguisse automatizar o processo.

Outro ponto é o gestor não acompanhar o processo seletivo simultaneamente, isto porque as informações dos candidatos ficam dispersas. Logo, podem acontecer falhas, tais como algumas características do candidato aprovado só serem percebidas após sua contratação. E sabemos que estas surpresas não podem existir em uma empresa.

Chega de perder tempo e ter falhas primárias em um procedimento que é tão comum no nosso dia a dia. Ao utilizar um Hub para Informações o gestor preserva as informações do candidato ideal (habilidades necessárias, a formação, experiência, o perfil, etc,) melhorando a relação com o RH quando precisar fazer novas contratações. Outra facilidade é o registro pelo analista de RH de um resumo das percepções e outras observações durante cada entrevista, reduzindo as reuniões entre RH e área contratante, já que haverá um acompanhamento online do processo. Mantendo um histórico vivo de todos os processos realizados.

Portanto, se você é responsável pelo recrutamento de profissionais ou é gestor de algum departamento, aplique o conceito do Hub para estruturar de forma simples e fácil os processos seletivos.